Início » Cabelo » 4 ingredientes adicionais ao seu shampoo que vão mudar seu cabelo — mas para pior

4 ingredientes adicionais ao seu shampoo que vão mudar seu cabelo — mas para pior

A escolha do shampoo ideal vai para além do fator limpeza – é que alguns ingredientes podem danificar o seu cabelo. Apesar dos benefícios, os fios podem ser afetados de diferentes formas, desde o ressecamento a porosidade e outros problemas.

Sendo assim, confira 4 ingredientes de um shampoo que podem mudar o seu cabelo para pior.

1. Sulfato no shampoo

Os sulfatos costumam ser muito comuns em shampoos devido sua capacidade de criar espuma mais facilmente. No entanto, eles podem remover a oleosidade natural do couro cabeludo.

Sendo assim, os fios ficam ressecados e sem vida, principalmente para quem tem cabelos tingidos ou secos naturalmente. Logo, ao procurar um produto, opte por opções sem sulfato.

2. Formaldeído e agentes liberadores de formaldeído

O formaldeído e seus derivados, como o DMDM hidantoína, são usados em alguns shampoos para prolongar sua durabilidade.

Esses compostos, porém, podem causar irritações no couro cabeludo e até reações alérgicas em algumas pessoas. O uso contínuo desses ingredientes também pode afetar a saúde dos fios, contribuindo para o ressecamento do couro cabeludo e, em casos mais graves, para a queda de cabelo.



Assim, evite produtos com formaldeído para manter tanto a saúde do couro cabeludo quanto a integridade dos fios.

Shampoo antirresiduos

3. Silicones

Silicones oferecem um brilho temporário para as madeixas, mas podem ter, ao mesmo tempo, um efeito enganoso. É que, ao longo do tempo, eles se acumulam nos fios e criam uma camada que impede a absorção de outros nutrientes.

Como resultado, os fios de cabelo ficam mais pesados, sem vida e propensos à quebra. Assim, para evitar esse problema, escolha shampoos que não tenham silicones ou que sejam solúveis em água.

4. Fuja de Fragrâncias Sintéticas em Shampoos

Por fim, fragrâncias sintéticas comumente presente em shampoos podem oferecer um cheiro agradável mas, a longo prazo, oferecer problemas aos fios. É que elas podem causar irritações, alergias e até mesmo coceiras.

Para quem busca uma opção mais saudável, a recomendação é optar por shampoos com fragrâncias naturais ou até mesmo sem fragrância, priorizando fórmulas mais simples e menos agressivas.


Descubra as 5 cores de cabelo que vão rejuvenescer mulheres entre 40, 50 e 60 anos em 2025

» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você

Chocolate com Reflexos Acobreados é uma das Cores de cabelo que vão rejuvenescer mulheres entre 40 e 60 anos

Deixe seu comentário