Início » Skincare » Dicas inteligentes de dermatologistas para eliminar a oleosidade da pele madura da mulher com 50, 55, 60+

Dicas inteligentes de dermatologistas para eliminar a oleosidade da pele madura da mulher com 50, 55, 60+

Saiba como controlar a oleosidade da pele madura durante o verão com dicas práticas de dermatologistas para mulheres com 50, 55, 60+ anos

A pele madura pode atrair um maior excesso de óleo em algumas regiões do rosto. Embora muitas mulheres associem o envelhecimento ao ressecamento, regiões de clima quente e úmido podem influenciar na saúde da pele.

Isso acontece devido alterações hormonais, mudanças na barreira cutânea e até mesmo uso de produtos inadequados.

Sendo assim, dermatologistas indicam cuidados específicos para uma rotina de skincare em pele madura que ajudem a diminuir essa oleosidade. Confira a seguir.

Como funciona a pele madura oleosa

Mulheres a partir dos 50 anos costumam enfrentar mudanças na textura e no comportamento da pele devido à redução na produção de colágeno e lipídios naturais.

Essa é uma uma queixa comum na faixa etária após os 50. Isso acontece porque, segundo dermatologistas, o aumento da temperatura leva à dilatação dos poros e a um estímulo na produção das glândulas sebáceas, causando brilho excessivo e até obstruções nos poros.

Além disso, fatores como dieta, estresse e o uso de produtos inadequados podem agravar o problema.



Passo a passo para o skincare em pele madura com oleosidade 

Limpeza adequada

A limpeza é a base de uma rotina de skin care bem feita, já que é responsável por se livrar da pele morta e outras sujidades.

Especialistas recomendam sabonetes faciais com ação adstringente, porém suaves, com ativos como ácido salicílico em baixa concentração. O uso deve ser feito duas vezes ao dia.

Além disso, esfoliações duas vezes por semana podem ajudar a diminuiro os poros e melhorar a textura da pele.

Hidratação para combater a pele oleosa

A hidratação é uma etapa essencial em pele oleosa, já que elas necessitam ainda mais de água no dia a dia.

Sendo assim, produtos em gel, séruns e emulsões são os mais indicados para restaurar a barreira cutânea sem obstruir os poros.

Protetor solar com textura leve para a pele madura

A proteção solar em pele madura é indispensável. No entanto, em caso de regiões mais oleosas, é recomendado fórmulas com toque seco, oil-free ou em gel.

Assim, produtos que combinem proteção UV com ativos para controle de brilho e poros dilatados são boas escolhas para o uso diário.

A proteção solar ajuda não só a evitar manchas e envelhecimento precoce, como também controla o aspecto visual da oleosidade ao longo do dia, principalmente em épocas de maior exposição ao sol, como o verão.

Ativos indispensáveis para controlar a oleosidade na pele madura

Os dermatologistas também destacam que ativos específicos podem ser grandes aliados no controle da oleosidade da pele madura, neste caso.

  • Ácido salicílico, por exemplo, age como esfoliante químico suave, assim como reduz o acúmulo de óleo nos poros e previne cravos e espinhas.
  • O ácido glicólico, que melhora a textura da pele, diminui os poros dilatados e ajuda no controle do brilho.
  • Retinóides, como o ácido retinóico, acabam indicados para uma abordagem mais abrangente, pois além de regularem a oleosidade, estimulam a renovação celular e reduzem sinais de envelhecimento.

No entanto, o uso desses ingredientes mais potentes precisa ser acompanhado por um dermatologista para evitar irritações ou reações adversas.

Por fim, vale lembrar que o verão também exige atenção a outros detalhes. Os médicos recomendam: evitar banhos quentes, manter a hidratação do corpo com ingestão de água e optar por rotinas refrescantes.


Os Cremes de Farmácia – baratinhos – que Estão Conquistando as Rotinas de Skincare em 2025

» Veja dicas de Moda e Beleza exclusivas para você

Cremes de Farmácia baratinhos para Rotina de Skincare em 2025

Deixe seu comentário